Notícias de saúde

Computador Pode Prejudicar Crianças em Idade Pré-Escolar

Por Margarita Martin-Hidalgo

WASHINGTON (Reuters) - O contato precoce com computadores impede o desenvolvimento das crianças e, segundo disseram educadores e psicólogos norte-americanos. A tecnologia só poderia ser introduzida depois do primário.

A Aliança pela Infância, um grupo privado sem fins lucrativos que trabalha com o desenvolvimento infantil, anunciou em um relatório divulgado na terça-feira que os computadores e a Internet impedem as crianças em idade pré-escolar de interagir com outras crianças e com adultos.

"Elas precisam de uma educação saudável e os computadores não podem dar isso. As crianças necessitam de educação com pessoas vivas", disse Joan Almon, ex-professora de pré-escola e coordenadora da entidade, nos Estados Unidos.

O governo norte-americano gasta bilhões de dólares a cada ano em novas tecnologias para a escola primária. Em 1994, representantes do governo Clinton informaram que trabalhariam para conectar as escolas públicas à Internet até o final deste ano.

De acordo com o relatório, nos últimos cinco anos as escolas públicas gastaram mais de 27 bilhões de dólares em informática. Conforme o porta-voz do Departamento de Educação dos Estados Unidos, no final do ano de 1999, 95 por cento das escolas estavam conectadas.

Almon informou que algumas escolas cortaram professores, livros, programas de arte e música, passeios no campo e em parques enquanto gastavam milhões em computadores e programas.

"Cada vez mais, estão sendo negados às crianças inspiração artística, carinho e entendimento. Apenas um professor pode fazer isso", disse à Reuters, Kim John Payne, psicóloga infantil em Massachusetts.

Os estudos têm mostrado que introduzir computadores precocemente a crianças não estimula a criatividade e ainda pode forçar os olhos, causar lesões por esforço repetitivo e obesidade.

Entretanto, nem todos concordam com o relatório. Alan Delamater, psicólogo infantil da Universidade de Miami, reconhece riscos como os problemas de postura e obesidade, mas diz que são superados pelos benefícios como os oferecidos pelos jogos educativos.

"É uma atividade sedentária, mas dessa forma crianças estão lendo", disse Delamater. Na opinião do psicólogo, elas precisam aprender a usar o computador quando pequenas, já que ele faz parte da vida moderna, mas enfatizou que os pais devem monitorar programas, como os jogos.

Enquanto Almon e seu grupo encorajam os pais e professores a manter os pequenos longe do computador, são favoráveis ao uso na educação de crianças mais velhas. "É uma ferramenta maravilhosa. Vamos ser realmente cuidadosos sobre como usá-la", concluiu Almon.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários