Notícias de saúde

Filhos de gestantes que usam opioides têm piores resultados cognitivos e motores

20 de setembro de 2019 (Bibliomed).A exposição pré-natal aos opioides (EPO) é um dos problemas de saúde global que mais cresce, mas a sua associação com o desenvolvimento neurológico e físico a longo prazo permanece desconhecida.

Recente pesquisa teve como objetivo avaliar a associação entre POE e desenvolvimento cognitivo e motor em crianças de seis meses a 18 anos.

A pesquisa foi levada a cabo na Universidade de New South Wales, em Sydney, Austrália, tendo sido analisados dados de 26 estudos de coorte revisados por pares para examinar a correlação entre EPO e desenvolvimento cognitivo e motor em crianças nas idades citadas. Os resultados cognitivos foram comparados para 1.455 crianças com EPO e 2.982 crianças não expostas ao longo de três grupos etários (idade média em testes cognitivos, 13 meses, 4,5 anos e 13 anos para os grupos pré-escolar e escolar, respectivamente). Para 688 crianças com EPO e 1.500 crianças não expostas até os seis anos de idade, os resultados motores foram comparados.

Nos resultados, a exposição pré-natal aos opioides foi associada a escores cognitivos mais baixos. A maior diferença foi observada entre as idades de seis meses e seis anos.

Portanto, as consequências negativas da exposição pré-natal aos opioides no desenvolvimento neurocognitivo e físico parecem estar presentes a partir dos seis meses e persistem além da idade escolar.

Fonte: JAMA Netw Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2019.7025.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários