Notícias de saúde

COI Rejeita Teste de Hormônio Temendo Contestações Legais

SYDNEY (Reuters) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) rejeitou um teste de HGH (hormônio humano do crescimento) por não acreditar que ele seja suficientemente confiável, desta forma evitando contestações legais, informou um porta-voz do COI na sexta-feira.

O COI encomendou um relatório junto a um grupo independente de cientistas para examinar um projeto financiado por ele em conjunto com a União Européia que concluiu ser possível realizar testes para a detecção dessa substância responsável pela melhora da performance atlética.

Numa conferência de imprensa na sexta-feira, Franklin Servan-Schreiber contou que os cientistas concluíram que o teste "era pouco confiável e muito caro", mas acrescentou: "Estamos ávidos por encontrar um teste que seja capaz de detectar a presença do hormônio humano do crescimento e que tenha respaldo legal".

Servan-Screiber disse que o COI decidiu não mais financiar o estudo, mas concentrar-se numa maneira de detecção da EPO (eritropoietina).

O COI introduziu um teste para a EPO, que estimula a produção de glóbulos vermelhos, ricos em oxigênio, para os Jogos Olímpicos de Sydney.

O diretor médico do COI, Patrick Schamasch, disse que foram feitos até agora 45 testes aleatórios para a detecção da EPO e 95 testes convencionais de urina. Houve três resultados positivos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários