Notícias de saúde

Estudo Detecta Esteróide Proibido em Suplementos Alimentares

31 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Uma pesquisa sobre a última leva de testes positivos da nandrolona, um esteróide anabolizante proibido, sugere que a contaminação em suplementos alimentares legais pode ser a responsável pela incidência de uso da droga. Testes com cerca de cem suplementos alimentares no laboratório do Comitê Olímpico Internacional em Colônia (Alemanha) encontraram substâncias, em 16 exames, que poderiam levar a resultados enganosos de nandrolona.

"Os dados que reunimos ao longo dos últimos dois anos indicam claramente que os suplementos nutricionais podem estar contaminados com pró-hormônios que o corpo metaboliza, criando a nandrolona", disse o professor Wilhelm Schaencer, chefe da pesquisa, ao jornal The Independent.

Os suplementos testados em Colônia foram comprados na Europa e nos Estados Unidos, e não incluem a nandrolona nem compostos relacionados entre os ingredientes listados.

O jogador de futebol Christoph Dugarry, o tenista australiano Petr Korda e os campeões olímpicos Linford Christie e Dieter Baumann estão entre os atletas cujos exames de nandrolona deram resultado positivo nos últimos três anos.

No total, os laboratórios olímpicos reportaram 343 testes positivos para a nandrolona em 1999, o últimos ano em que esses números foram publicados.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários