Notícias de saúde

Síndrome do Ovário Policístico e obesidade podem ser perigosas durante a gravidez

30 de julho de 2025 (Bibliomed). Mulheres grávidas, mas que também têm a síndrome dos ovários policísticos (SOP) têm maiores chances de dar à luz um bebê abaixo do peso, mostra uma pesquisa realizada na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, na Noruega. O risco aumenta ainda mais se a mulher com SOP também for obesa.

A SOP é um distúrbio ginecológico comum que afeta cerca de 1 em cada 8 mulheres. É uma condição hormonal caracterizada por níveis elevados de hormônios masculinos, o que pode causar períodos menstruais pouco frequentes ou irregulares e o crescimento de pequenos cistos nos ovários.

O estudo analisou dados de mais de 70.000 crianças, 390 das quais nasceram de mulheres diagnosticadas com SOP. Bebês nascidos de mulheres com a síndrome tendem a ter peso menor ao nascer, serem mais baixos e terem circunferência da cabeça menor, em comparação com mulheres nascidas de mulheres sem o transtorno. No entanto, as diferenças no tamanho dos recém-nascidos eram mais pronunciadas se a mãe com SOP também fosse obesa.

De acordo com os pesquisadores, um problema é que a obesidade e a SOP geralmente ocorrem juntas. Segundo os autores, em mulheres com peso normal e SOP, descobriu-se apenas que seus filhos nascem com peso menor em comparação com mulheres que não têm SOP, mas é o grupo de crianças nascidas de mães com obesidade que mais se destaca, pois além de menor peso, também têm menor peso, menor estatura e menor perímetro cefálico.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.30543.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários