Notícias de saúde

Dispositivo experimental visa testar câncer de pulmão através da respiração

30 de julho de 2025 (Bibliomed). Um dispositivo portátil experimental pode ser capaz de detectar câncer de pulmão através do ar exalado por uma pessoa. O dispositivo contém sensores "nano flake" que podem detectar pequenas alterações nos gases exalados por uma pessoa com câncer de pulmão. Os sensores buscam especificamente pequenas alterações no isopreno, que podem indicar a presença de câncer de pulmão.

Usando o dispositivo, pesquisadores da Universidade de Zhejiang, na China, testaram o hálito de oito pessoas saudáveis em comparação com o de cinco pessoas com câncer de pulmão. As concentrações de isopreno exalado em pacientes com câncer de pulmão caíram consistentemente abaixo de 40 partes por bilhão [ppb], em forte contraste com níveis que ultrapassaram 60 ppb em indivíduos saudáveis.

De acordo com os pesquisadores, essas descobertas validam o potencial do dispositivo para diagnóstico rápido e econômico do câncer de pulmão. Eles explicam que as pessoas expiram muitos gases, principalmente vapor de água e dióxido de carbono, mas também uma variedade de outros produtos químicos transportados pelo ar. Os sensores contêm uma mistura de platina, índio e níquel, que foram capazes de detectar níveis de isopreno tão baixos quanto 2 partes por bilhão, uma sensibilidade que superou em muito as versões anteriores dos sensores.

Os sensores também responderam ao isopreno mais do que a outros produtos químicos comumente encontrados na respiração e tiveram um desempenho consistente nas simulações. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender completamente a ligação entre o isopreno e o câncer de pulmão.

Fonte: ACS Sensors. DOI: 10.1021/acssensors.4c01298.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários