Notícias de saúde

Cânfora pode causar convulsões em crianças, alertam pesquisadores

08 de maio de 2009 (Bibliomed). O uso inadequado da cânfora, substância com forte odor aromático, pode causar convulsões em crianças pequenas, segundo pesquisadores da Universidade Yeshiva, nos Estados Unidos. De acordo com os especialistas, as crianças são mais vulneráveis aos efeitos tóxicos da cânfora, que é facilmente absorvida através da pele e das membranas mucosas.

Como resultado desses efeitos tóxicos, o governo dos Estados Unidos, desde 1982, limita o uso de cânfora em produtos para gripes e resfriados a menos de 11% da fórmula e exige que produtos contendo cânfora sejam regulados pela FDA – órgão que controla alimentos e medicamentos no país.

Na edição de maio da revista Pediatrics, os pesquisadores apresentam três casos de convulsões associadas à cânfora em crianças atendidas no departamento de emergência do Children's Hospital, em Nova York, em um período de duas semanas. Em dois deles, as crianças – uma de 15 meses e outra de quase dois anos – ingeriram produtos com cânfora. E, no outro, uma criança de três anos foi exposta a produtos espalhados pela casa para controle de insetos e a uma pomada passada na pele a cada hora por dez horas.

Todas as três receberam tratamento medicamentoso para encerrar as crises convulsivas, e seus pais foram avisados para não usarem mais produtos que contenham a substância. Após acompanhamento feito dez semanas depois, as crianças estavam livres das convulsões.

“Esses casos destacam a toxidade associada ao uso de cânfora na comunidade e que o uso inapropriado de produtos de cânfora vendidos ilegalmente é uma importante questão de saúde pública”, disseram os pesquisadores. “São necessários esforços para educar a comunidade sobre os perigos do uso de produtos de cânfora e para limitar a disponibilidade ilegal desses produtos”, concluíram.

Fonte: Pediatrics. 05 de maio de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários