Notícias de saúde

Gripe suína pode causar convulsões em crianças, alertam especialistas

24 de julho de 2009 (Bibliomed).  Crianças que têm inexplicáveis convulsões acompanhando sintomas similares aos da gripe deveriam ser testados para a infecção pelo vírus H1N1, da gripe suína, segundo especialistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão que regulamenta alimentos e medicamentos nos EUA.

Segundo as autoridades de saúde, quatro crianças (idades de sete, dez, 11 e 17 anos), no Texas, que foram infectadas com a nova gripe no final de maio tiveram convulsões ou mudanças no estado mental causadas por infecção e inchaço cerebral. Algumas delas apresentaram sonolência, fraqueza e desorientação, além de estarem lentas em responder a perguntas. 

“Infecções com o vírus de gripe sazonal podem ser associadas com complicações neurológicas, mas a frequência com que isso ocorre com a nova infecção pelo vírus influenza A (H1N1) é desconhecida”, escreveram os pesquisadores do CDC em seu relatório semanal.

Os especialistas destacam que as infecções pela influenza representam cerca de 5% dos casos de encefalite aguda na infância – grave infecção e inflamação do cérebro que pode levar a danos neurológicos e à morte. E complicações neurológicas foram relatadas em 6% das mortes associadas à gripe entre crianças durante a estação de gripe de 2003/2004 nos Estados Unidos.

Nos casos citados pelo CDC, duas das crianças eram saudáveis antes da infecção; uma havia apresentado febre relacionada com convulsão um ano antes; e a outra tinha asma. Todas se recuperaram e receberam alta sem danos cerebrais remanescentes, segundo equipe da Universidade do Texas e autoridades de saúde locais.

“Essas descobertas indicam que, como na gripe sazonal, complicações neurológicas podem ocorrer após a infecção do trato respiratório com o novo vírus da gripe A (H1N1)”, destacaram os especialistas. Por isso, eles recomendam que os médicos avaliem amostras respiratórias de crianças que apresentem convulsões ou mudanças no estado mental acompanhando os sintomas de gripe, para que, se necessário, o tratamento antiviral seja iniciado o mais rápido possível.

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention. 23 de julho de 2009.

 

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários