Notícias de saúde

Estudo indica nova maneira do canabidiol reduzir convulsões epilépticas em crianças

31 de julho de 2023 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, descobriram uma nova maneira pela qual o canabidiol reduz as convulsões em crianças que sofrem de várias formas de epilepsia resistentes ao tratamento.

Os pesquisadores descobriram que o canabidiol bloqueia os sinais transmitidos por uma molécula chamada lisofosfatidilinositol, ou LPI, que se acredita amplificar os sinais nervosos, mas é mais pronunciado na epilepsia. Embora os pesquisadores tenham confirmado descobertas anteriores de que o canabidiol bloqueia a capacidade do LPI de amplificar os sinais nervosos no hipocampo do cérebro, eles também descobriram pela primeira vez que o LPI também enfraquece os sinais que combatem as convulsões.

O estudo examinou modelos de roedores para explorar os mecanismos por trás das convulsões. Ao tratar camundongos com canabidiol antes de introduzir estímulos indutores de convulsões, eles descobriram que o canabidiol bloqueava um "ciclo de feedback positivo" durante o qual as convulsões aumentam a proteína chamada receptor 55 acoplado a G, ou GPR55, nas superfícies das células neuronais, o que estimula mais convulsões.

Os pesquisadores também descobriram que, enquanto o LPI amplifica os sinais elétricos recebidos, os endocanabinoides, como o 2-AG, diminuem a liberação de neurotransmissores das células nervosas.

Segundo os autores, teoricamente, cérebro poderia controlar a atividade alternando entre o LPI pró-excitatório e as ações restaurativas do 2-AG. Sabendo disso, os cientistas que desenvolvem medicamentos podem inibir as enzimas que sustentam a produção de LPI ou promover sua conversão em 2-AG, como uma abordagem adicional para controlar as convulsões. O LPI também pode servir como um biomarcador de convulsões ou preditor de resposta clínica ao canabidiol, fornecendo uma área de pesquisa futura.

Fonte: Neuron. DOI: 10.1016/j.neuron.2023.01.018.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários