Notícias de saúde

Ácido fólico pode ajudar a proteger contra asma e alergias, indica estudo

06 de maio de 2009 (Bibliomed). O ácido fólico ou vitamina B9, além de ser essencial para a saúde dos glóbulos vermelhos, reduzindo os riscos de defeitos no nascimento, pode suprimir reações alérgicas e reduzir os sintomas de asma e alergia, segundo estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

A vitamina pode ser encontrada em verduras de folhas verdes, fígado, cenoura, levedo de cerveja e gema de ovo, e, no Brasil, em produtos à base de farinha de trigo e farinha de milho. Os suplementos desse nutriente são muito utilizados por gestantes e mulheres que querem engravidar, para a prevenção de malformação no sistema nervoso do bebê.

No novo estudo, uma revisão dos registros médicos de mais de oito mil pessoas com idades entre dois e 85 anos indicou que aqueles que apresentavam altos níveis de folato no sangue tinham menos anticorpos IgE, que indicam a resposta a um alérgeno. Além disso, essas pessoas reportavam menos alergias, menos chieira e menor probabilidade de ter asma. 

Os pesquisadores destacam que os mecanismos por trás dessa relação ainda não estão claros, mas há evidências de que o folato possa reduzir a inflamação. Estudos recentes da Universidade associaram os níveis de folato a doenças mediadas por inflamação, incluindo doença cardíaca. E, para eles, esse mecanismo poderia ser o mesmo no caso de alergias e asma.

De acordo com os autores, apesar dos resultados significativos, mais estudos são necessários antes de se recomendar a suplementação de ácido fólico para a prevenção e tratamento de pessoas com asma e alergias. A recomendação atual é para a ingestão de 400 microgramas para homens saudáveis e mulheres que não estão grávidas.

Fonte: Johns Hopkins Children's Center. News release. 30 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários