Notícias de saúde

Ácido fólico é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso

08 de junho de 2012 (Bibliomed). A vitamina B9, também conhecida como folato ou ácido fólico, é um suplemento bem conhecido para mulheres grávidas. Mas poucas pessoas sabem que não são apenas elas que precisam se preocupar com a ingestão adequada da substância. Todos nós precisamos dessa vitamina para um bom funcionamento de nervos e cérebro.

“Além da gestação, uma das funções chave do folato é permitir o desenvolvimento de células vermelhas do sangue. Essas células ajudam a carregar o oxigênio através do corpo, assim, um tipo de anemia pode ocorrer se a ingestão de ácido fólico for baixa ou insuficiente”, explica Phil Lempret, analista da indústria alimentícia.

“O folato também é essencial para o funcionamento normal dos nervos e cérebro, e pode ajudar na redução de homocisteína – níveis elevados aumentam os riscos de doenças cardiovasculares (...)”, completa ele.

A deficiência de folato está associada a condições que atingem os tecidos do corpo, como a dermatite e a despigmentação da pele, além de cânceres do esôfago, pulmões, útero, cérvix e cólon.

De acordo com a U.S. Recommended Dietary Allowance, a quantidade de ácido fólico que deve ser consumida diariamente por adultos é 400 microgramas. Gestantes ou mulheres que estejam amamentando devem conversar sobre essa questão com seus médicos.

Fonte: UPI, 6 de junho de 2012.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários