Notícias de saúde

Uso de ácido fólico pode reduzir risco de suicídio

18 de abril de 2023 (Bibliomed). O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo. Pesquisadores buscam formas de diminuir os índices de tentativas de suicídio, passando por tratamentos psicológicos, mudanças no estilo de vida e uso de medicamentos e suplementos. Um novo estudo está sugerindo uma maneira potencial de reduzir este risco: a prescrição de ácido fólico.

O ácido fólico é uma forma sintética de folato, ou vitamina B9, que é usada em suplementos e adicionada a alguns alimentos. Ele é uma vitamina que faz parte do complexo B e que participa em várias funções no organismo, principalmente na formação das células responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento humano.

O estudo deriva de outro que os pesquisadores conduziram em 2019, onde analisaram a relação entre todos os medicamentos prescritos disponíveis e o risco de suicídio. Descobriu-se que 44 medicamentos estavam associados a um risco reduzido e, surpreendentemente, o ácido fólico prescrito estava entre eles.

Para a nova análise, os pesquisadores recorreram a um banco de dados de sinistros de seguros com informações sobre mais de 866.000 americanos que preencheram uma prescrição de ácido fólico entre 2012 e 2017.

Como pode haver muitas diferenças entre as pessoas que usam ácido fólico e aquelas que não usam, os pesquisadores analisaram a questão de uma maneira diferente: qual era o risco de automutilação ou tentativa de suicídio durante um período em que os pacientes estavam tomando ácido fólico, versus quando não eram? Assim, cada pessoa serviu como seu próprio "controle".

No geral, o estudo descobriu que a taxa de automutilação/tentativa de suicídio foi reduzida pela metade quando as pessoas estavam usando ácido fólico. Havia pouco menos de cinco desses incidentes por 100.000 pessoas a cada mês. Isso em comparação com uma taxa de mais de 10 por 100.000 pessoas durante os meses em que não houve uso de ácido fólico. Quando os pesquisadores pesaram outros fatores – como idade, sexo e histórico de diagnósticos de saúde mental – o uso de ácido fólico ainda estava associado a uma redução de 44% no risco de tentativa de suicídio/automutilação.

Ainda havia outra possibilidade: a de que as pessoas que usam suplementos prescritos estejam particularmente interessadas em melhorar sua saúde. Assim, os pesquisadores analisaram se a prescrição de vitamina B12 estava ligada a um menor risco de tentativa de suicídio. Não era.

Os pesquisadores também consideraram a possibilidade de que o ácido fólico ajude especificamente as pessoas que estão tomando prescrições que esgotam o folato no sangue. Certos medicamentos - como o metotrexato, prescrito para artrite reumatoide - "eliminam" os níveis de folato dos usuários, fazendo com que os médicos prescrevam ácido fólico para pacientes que tomam esses medicamentos. De fato, no estudo de 2019, muitas pessoas que usavam ácido fólico prescrito foram diagnosticadas com condições de dor – 52% no geral – e quase um terço estava tomando metotrexato. Mas na nova análise, não havia evidências claras de que o ácido fólico ajuda a combater os efeitos dos medicamentos que destroem o folato.

Os pesquisadores agora planejam colocar ácido fólico em teste em um ensaio clínico, analisando se o suplemento pode reduzir pensamentos e comportamentos suicidas. Se comprovado os benefícios, pode ser uma arma a mais na luta contra o suicídio, pois é barato, amplamente disponível e não tem efeitos colaterais.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2022.2990.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários