Notícias de saúde

Perder peso pode melhorar incontinência urinária em mulheres, diz estudo

24 de abril de 2009 (Bibliomed). Mulheres com sobrepeso ou obesas podem reduzir a frequência de episódios de incontinência urinária com a perda de peso, segundo recente estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo os autores, os resultados sugerem que a perda de peso pode ser oferecida como um tratamento não-cirúrgico de primeira linha para a perda involuntária de urina.

Avaliando 338 mulheres, os pesquisadores observaram que aquelas que passaram por seis meses de programa comportamental intensivo para perda de peso tiveram uma redução de 47% nos episódios de incontinência, contra apenas 28% de redução no grupo de mulheres que apenas receberam informações sobre perda de peso.

Todas as mulheres do estudo estavam acima do peso ideal e tinham idades entre 42 e 64 anos. E cada uma reportou ter pelo menos dez episódios de incontinência urinária por semana. Mas aquelas que sofreram a intervenção com dieta e exercícios tiveram uma média de 8 kg de perda de peso em seis meses, contra 1,6 kg das outras, e reduziram a ocorrência de incontinência urinária de esforço, mas não de incontinência urinária de urgência.

“A resposta habitual a isso é ‘bem, perder peso é difícil’; e é. Porém isso pode ser alcançado, e tem muitos benefícios além de melhorar a incontinência”, disse a ginecologista Leslee L. Subak, líder do estudo. Outras pesquisas mostram que as intervenções para perda de peso reduzem o risco de diabetes, hipertensão e colesterol alto, melhorando humor e a qualidade de vida.

Por isso, os especialistas defendem que os urologistas utilizem esse método para fazer com que mulheres obesas possam reduzir os episódios de incontinência, e melhorar sua qualidade de vida de forma geral.

Fonte: Urology Times. 01 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários