Notícias de saúde

Bariátrica pode aliviar a incontinência urinária

24 de abril de 2023 (Bibliomed). Os resultados são baseados em 1.227 mulheres e homens que fizeram cirurgia para perda de peso em qualquer um dos 10 hospitais dos EUA. Todos tiveram cirurgia de bypass gástrico ou gastrectomia vertical, as duas formas mais comuns de cirurgia de obesidade.

Ambos os procedimentos alteram a anatomia do sistema digestivo e limitam a quantidade de comida que uma pessoa pode comer antes de se sentir satisfeita.

Entre as mulheres, 52% tiveram episódios de incontinência pelo menos uma vez por semana antes da cirurgia. Um ano após a cirurgia, esse percentual caiu para 15%. Parte dessa melhora desapareceu no terceiro ano, quando 20% das mulheres tiveram IU pelo menos uma vez por semana. No sétimo ano, esse número era de 30%.

Menos homens no grupo de estudo tiveram incontinência urinária, que é muito mais comum entre as mulheres em geral, devido à anatomia e fatores como o parto. Mas o padrão era o mesmo entre os pacientes do sexo masculino: a interface do usuário melhorou mais nos primeiros dois anos, depois mostrou algum grau de retrocesso.

Muitos pacientes com incontinência antes da cirurgia permaneceram em remissão no sétimo ano: 56% das mulheres e 74% dos homens. "Remissão" significava, no mínimo, episódios de IU menos de uma vez por semana.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.46057.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários