Notícias de saúde

Problemas de sono podem piorar fadiga e dor em pacientes com câncer

17 de abril de 2009 (Bibliomed). Pacientes com câncer que encontram dificuldades para dormir apresentam mais fadiga, dor e humor depressivo do que aqueles que dormem bem, segundo estudo publicado esta semana no Journal of Clinical Sleep Medicine. De acordo com os autores, essa tendência indica que o tratamento de problemas de sono pode melhorar muito a qualidade de vida desses pacientes.

Muitas vezes, a relação entre dor é encarada como uma via de mão dupla, com a dor atrapalhando o sono, e os problemas de sono aumentando a intensidade das dores. Porém, usando um modelo de causa recíproca, os pesquisadores descobriram que é maior a probabilidade de os distúrbios de sono serem a causa da dor do que sua consequência em pacientes com câncer.

Avaliando mais de 11 mil pacientes com câncer e média de idade de 61 anos, os pesquisadores observaram que mais da metade reportavam problemas pra dormir, com um quarto tendo dificuldades de moderada a grave. E, comparados àqueles que dormiam sem problemas, os pacientes com dificuldades de sono mais sérias            reportavam significativamente mais fadiga, dor e humor depressivo. E o humor depressivo também aumentava as dores.

Os resultados indicaram também que idades mais jovens e administração recente de quimioterapia estavam associadas a maiores dificuldades de sono. Segundo os autores, isso poderia ser explicado pelo fato de os pacientes mais jovens frequentemente receberem quimioterapia mais agressiva do que os mais velhos e, assim estarem mais expostos a seus efeitos tóxicos.

Os pesquisadores destacam que diversos estudos mostram que terapia cognitivo-comportamental melhora o sono em pacientes com câncer. Por isso, eles acreditam que esse tipo de intervenção pode também reduzir a dor e a fatiga nesses pacientes.

Fonte: Journal of Clinical Sleep Medicine. 15 abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários