Notícias de saúde

Quais os melhores tratamentos para fibromialgia?

25 de julho de 2022 (Bibliomed). A amitriptilina é um medicamento estabelecido usado off-label para o tratamento da fibromialgia, mas a pregabalina, a duloxetina e o milnaciprano são os únicos agentes farmacológicos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para tratar a fibromialgia.

Estudo objetivou investigar a eficácia comparativa e a aceitabilidade associadas às opções de tratamento farmacológico para a fibromialgia.

Nesta revisão sistemática e metanálise de rede de 36 ensaios clínicos randomizados (11.930 pacientes com fibromialgia), a duloxetina (120mg) foi associada a maior eficácia no tratamento da dor e depressão, enquanto a amitriptilina foi associada a maior eficácia e aceitabilidade na melhora sono, fadiga e qualidade de vida relacionada à saúde.

Esses achados sugerem que, com a heterogeneidade dos sintomas da fibromialgia, os tratamentos farmacológicos devem ser adaptados aos sintomas individuais, incluindo dor, problemas de sono, humor deprimido, fadiga e qualidade de vida relacionada à saúde.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.12939.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários