Notícias de saúde

Mensagens de texto pelo celular podem aumentar o uso de filtro solar

16 de março de 2009 (Bibliomed). Um estudo apresentado este mês no encontro anual da American Academy of Dermatology indica que mensagens de texto pelo celular podem ser eficazes para aumentar o uso de filtro solar. Entre os 70 pacientes com idades entre 18 e 72 anos que participaram do estudo, aqueles que recebiam mensagens de textos diárias pelo celular com um lembrete tiveram maior uso do protetor solar.

“Para a maioria das pessoas, telefones celulares, e-mail e mensagens de texto são parte integral de como se comunicam com os outros e um canal ideal para profissionais de saúde alcançar os pacientes com importantes lembretes para tomar as medicações diárias ou até para passar o filtro solar”, destacou o dermatologista Joseph C. Kvedar, pesquisador da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores desenvolveram um sistema de lembretes para uso de filtro solar através de mensagens de textos por celular, que eram enviadas todos os dias às 7h da manhã para metade dos voluntários. E utilizaram um dispositivo de monitoramento eletrônico anexado ao tubo do produto que enviava uma mensagem de texto aos pesquisadores a cada vez que os participantes abriam a tampa.

A todos os participantes foi pedido que usassem o filtro solar diariamente por seis semanas. E, ao final do estudo, os especialistas observaram que as taxas de aderência ao produto foram muito maiores na metade da população do estudo que recebeu as mensagens de texto – 56%, contra apenas 30% daqueles que não haviam recebido os lembretes diários.

Além disso, entre aqueles que recebiam as mensagens, mais de 68% afirmaram que continuariam usando o serviço de lembretes e mais de 88% falaram que recomendariam esse sistema para os conhecidos.

“As implicações deste estudo se estendem além do uso de filtro solar, para qualquer situação onde um lembrete para aderir a um plano de cuidados seria útil para os pacientes – como para tomar medicações uma vez ao dia ou prescrever mudanças para pacientes pós-cirurgia”, concluíram os autores.

Fonte: American Academy of Dermatology. 05 de março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários