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Comunicação eletrônica entre cuidadores de saúde e pacientes

01 de março de 2018 (Bibliomed). Os provedores de cuidados de saúde que dão aos pacientes seus endereços de e-mail têm maior satisfação, mas isso não parece afetar a satisfação dos pacientes, de acordo com um estudo publicado no European Journal for Person Centered Healthcare.

Investigadores da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, e colegas examinaram os padrões de comunicação dos provedores com pacientes fora da clínica, por meio de telefone celular, e-mail e mensagens de texto, bem como a relação entre a comunicação comportamentos e satisfação do paciente. No ano anterior à implantação da clínica de um novo sistema de registro eletrônico de saúde com capacidades seguras de mensagens de pacientes, realizou-se uma pesquisa de 16 perguntas de 149 prestadores de cuidados primários.

Os pesquisadores descobriram que os provedores que forneceram aos pacientes seus endereços de e-mail eram mais propensos a se comunicar com seus pacientes eletronicamente do que aqueles que não o fizeram. Além disso, os resultados de satisfação geral para os provedores que disponibilizaram seus endereços de e-mail aos pacientes foram significativamente maiores do que os que não o fizeram. Os domínios de satisfação individual não diferiram significativamente. O uso de telefones celulares, e-mail e mensagens de texto não foi associado aos domínios de satisfação do paciente.

Portanto, este estudo elucida a relação entre os comportamentos de comunicação do provedor e a satisfação do paciente. Uma melhor compreensão do papel do relacionamento paciente-provedor e seu papel na satisfação do paciente pode ajudar as práticas e os provedores a melhorar a experiência dos pacientes com seus cuidados primários.

Fonte: European Journal for Person Centered Healthcare. Vol 5, No 4 (2017).

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