Notícias de saúde

Homens de baixa renda são diagnosticados com câncer de próstata mais tardiamente

07 de janeiro de 2009 (Bibliomed). Apesar dos esforços para o diagnóstico precoce do câncer de próstata em todo o mundo, a triagem continua acontecendo tardiamente, principalmente para homens de menor renda, segundo estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, os homens mais pobres são mais frequentemente diagnosticados com o câncer já em estágio avançado, em comparação com a população geral.

Os especialistas lembram que o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e para uma melhor qualidade de vida do paciente. Com o tratamento da doença em fase inicial, homens diagnosticados com câncer de próstata de baixo risco têm 85% de chances de se verem livres da doença em cinco anos. Por outro lado, se o tratamento é iniciado em estágios mais avançados, as chances de vencer o câncer reduzem para apenas 33%.

Com a análise de registros médicos de 570 homens de baixa renda do estado da Califórnia, os pesquisadores descobriram que 19% deles tinham câncer metatástico (estágio avançado da doença) no diagnóstico, comparado com apenas 4% dos homens da população geral.

Além disso, as taxas de diagnóstico de câncer de baixo risco não aumentaram ao longo do tempo, em contraste a um significativo aumento entre homens de melhores níveis socioeconômicos. Segundo os autores, isso indica que os homens de baixa renda podem não estar sendo submetidos à triagem para o câncer de próstata tanto quanto aqueles da população geral.

“Nossas descobertas servem como um lembrete de que, para homens desfavorecidos, o sub-diagnóstico e o sub-tratamento do câncer de próstata permanecem sendo preocupações significativas”, destacou o médico urologista David C. Miller, um dos autores do estudo.

Fonte: The Journal of Urology. Fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários