Notícias de saúde

A asma poderia proteger os homens do câncer de próstata

09 de junho de 2015 (Bibliomed). Um novo estudo sugere, mas não prova, que os homens com asma poderiam ser menos propensos a desenvolver câncer de próstata agressivo ou virem a morrer da doença.

Os pesquisadores descobriram que os homens com asma tinham 29 por cento menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata agressivo. E eles tinham ainda uma probabilidade 36 por cento menor de morrer pela doença, de acordo com o estudo. Os pesquisadores analisaram dados de quase 48.000 homens americanos entre as idades de 40 e 75. Nenhum deles havia sido diagnosticado com câncer antes de 1986. Sua saúde foi seguida a partir de 1986 até 2012.

A ligação entre asma e redução do risco de câncer de próstata letal se manteve mesmo após os pesquisadores terem removido fatores que seriam capazes de alterar os resultados, tais como quando a asma se iniciou (precocemente ou tardiamente) e se havia ou não tratamento adequado do problema respiratório.

Entretanto, os pesquisadores não podem afirmar se a associação que encontrada neste estudo observacional é um caso de causa e efeito.

A pesquisa foi publicada na revista International Journal of Cancer.

Fonte: Johns Hopkins University, press release, 13 de maio de 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários