Notícias de saúde

Vitamina C pode reduzir inflamação ligada a problemas cardiovasculares

18 de novembro de 2008 (Bibliomed). Suplementos de vitamina C podem reduzir os níveis de proteína C reativa – marcador inflamatório que indica o desenvolvimento de doença cardíaca e diabetes – em pessoas que apresentam altas concentrações do marcador no sangue, segundo estudo da Universidade da Califórnia. A vitamina E, por outro, não apresentou nenhum benefício nesse sentido.

Há evidências crescentes de que altos níveis de proteína C reativa estão associados a problemas cardiovasculares, como infarto, derrame, doença arterial periférica e diabetes. E a nova pesquisa indicou que 25% das participantes com peso normal apresentavam níveis elevados desse marcador, contra 50% das pessoas com sobrepeso e 75% dos obesos.

Foram avaliados quase 400 adultos saudáveis e não-fumantes que foram divididos em três grupos – um tomando doses diárias de mil miligramas de vitamina C; outro, 800 unidades internacionais de vitamina E; e um terceiro tomando placebo.

Após dois meses, a dose diária de vitamina C reduziu em 34% os níveis de proteína C reativa daqueles que apresentavam elevados níveis do marcador inflamatório no organismo, comparados com o grupo controle. “Esta é uma importante distinção; o tratamento com vitamina C é ineficaz em pessoas cujos níveis de proteína C reativa são menores que um miligrama por litro, mas muito eficaz para aqueles com níveis mais altos”, explicam os autores.

Os pesquisadores destacaram que essa redução da inflamação conseguida com a suplementação da vitamina é comparável àquela alcançada, por diversos estudos, com o uso de estatinas – medicamentos para o controle do colesterol. Os testes com essas drogas reduziriam em 0,2 mg por litro os níveis da proteína, contra a redução de 0,25 mg por litro alcançada com a vitamina. Porém mais estudos são necessários para desvendar os benefícios cardiovasculares da vitamina C.

Fonte: Free Radical Biology and Medicine. Janeiro de 2009.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários