Notícias de saúde

Vitamina C poderia reverter o envelhecimento da pele

15 de setembro de 2025 (Bibliomed). Um estudo realizado no Japão revelou que a vitamina C pode fazer mais do que proteger a pele: ela poderia reativar genes ligados à regeneração celular, revertendo o adelgaçamento da pele causado pelo envelhecimento. Publicada no Journal of Investigative Dermatology, a pesquisa mostrou que a vitamina C estimula o crescimento de células da pele por meio de um processo chamado desmetilação do DNA, que "liga" genes inativos relacionados ao rejuvenescimento.

Com o tempo, a camada mais externa da pele (epiderme) tende a se tornar mais fina e frágil, reduzindo sua capacidade de proteção. Usando modelos laboratoriais que imitam a pele humana, os cientistas aplicaram concentrações comuns de vitamina C e observaram que, em apenas 14 dias, houve um espessamento da epiderme e aumento na proliferação de células jovens (queratinócitos).

O estudo ainda identificou mais de 10 mil regiões do DNA com modificações genéticas após o uso da vitamina, incluindo a ativação de 12 genes diretamente ligados à multiplicação celular. Esses efeitos só ocorreram quando as enzimas chamadas TET, responsáveis pela desmetilação do DNA, estavam ativas — reforçando que a ação da vitamina C é genética e profunda.

Esses achados indicam que a vitamina C pode ser uma aliada poderosa no tratamento do envelhecimento da pele, especialmente para pessoas mais velhas ou com pele danificada.

Fonte: Journal of Investigative Dermatology. DOI: 10.1016/j.jid.2025.03.040.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários