Notícias de saúde

Prática regular de exercícios físicos pode melhorar vida sexual

09 de dezembro de 2008 (Bibliomed). O exercício físico é uma forma bem estabelecida de manter a saúde geral, ajudando a prevenir e a combater a obesidade e muitas doenças relacionadas, como doenças cardíacas e diabetes. E, de acordo com pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos, esses benefícios seriam extensivos também à vida sexual. Segundo especialistas, a função sexual é afetada pela saúde geral, por isso, melhorar a saúde pode significar melhor vida sexual.

Avaliando mais de 600 homens na meia-idade, pesquisadores do New England Research Institute descobriram que a prática regular de exercícios vigorosos, como caminhar mais de 3 km ou queimar 200 calorias extras por dia, pode ser eficaz em reduzir os riscos de disfunção erétil, ou impotência sexual.

Outro estudo, realizado pela Universidade da Califórnia, incluindo 78 homens de meia-idade saudáveis, porém sedentários, registrou mudanças quando os homens passaram a se exercitar por uma hora, de três a quatro vezes por semana. De forma geral, as atividades físicas foram associadas a uma função sexual “mais confiável”, maior freqüência de atividade sexual e orgasmo, além de maior satisfação.

Um terceiro estudo, conduzido pela Escola de Saúde Pública de Harvard, revelou que homens que se exercitavam vigorosamente por 20 a 30 minutos apresentavam a metade do risco de ter problemas de ereção, comparados com os sedentários. Além disso, os pesquisadores descobriram que homens que ganham peso se tornam mais suscetíveis à disfunção erétil.

Os especialistas acreditam que o efeito dos exercícios na função sexual ocorre devido ao fortalecimento do sistema cardiovascular e da melhora da circulação promovidos pelas atividades físicas. Porém, mais estudos são necessários para desvendar os mecanismos responsáveis pela melhora da função sexual.

Fonte: The Intelligencer. 05 de dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários