Notícias de saúde
19 de abril de 2011 (Bibliomed). Pesquisa realizada por uma equipe da Universidade de Medicina e Biociências de Kansas City, nos Estados Unidos comprovou que ao realizar atividades físicas durante a gestação, a futura mamãe está colaborando para boa saúde do coração do bebê.
Em 2008, os mesmo pesquisadores já haviam realizado outro estudo que mostrou que grávidas que praticavam exercícios por pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, tinham fetos com menor frequência cardíaca durante as últimas semanas de desenvolvimento, um sinal da saúde do coração.
A nova pesquisa focou na saúde cardíaca das crianças após o nascimento. Analisando 61 gestantes ativas, que tiveram os seus corações e do feto monitorados quatro vezes ao longo do estudo, observou-se o sistema que controla a função cardíaca melhorou com o exercício aeróbico regular, ajudando tanto na saúde das mães quanto na continuidade de uma vida saudável para os filhos depois do parto.
As atividades praticadas pelas mulheres variavam entre caminhadas, corridas, levantamento de peso e ioga. O coração delas e dos fetos foram analisados quatro vezes durante o estudo, e as crianças foram acompanhadas por um mês após o nascimento.
Especialistas dizem que, além de fazer bem para o coração, a prática regular de atividade física ajuda a diminuir a formação de varizes, as dores nas costas e articulações e os músculos doloridos durante a gestação. Contudo, os cientistas lembram que a prática de atividade física durante a gestação deve ser indicada por um médico e acompanhada por profissionais especializados.
Fonte: Prontuário de Notícias, 17 de abril de 201
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também