Notícias de saúde

Novas Técnicas Permitem que Homem "Estéril" Tenha Filhos

Homens antes considerados estéreis agora podem ter filhos, graças a novas técnicas.

Os avanços da medicina reprodutiva possibilitam que um homem considerado há pouco tempo estéril venha gerar filhos. A nova técnica chama-se Microdissecção cirúrgica do testículo, e foi idealizada pelo médico americano Peter Schlegel da Cornell University de Nova York.

O procedimento se dá por meio de uma incisão dividindo o testículo ao meio e, com o auxílio de um microscópio, retirando pequenas amostras para a busca dos espermatozóides. Essa cirurgia é muito mais eficaz que a biópsia de testículos, além de ser menos agressiva. Prova disso é que com biópsia a probabilidade de se conseguir espermatozóides fica em torno de 30% a 50%, sendo necessário colher de 80 a 100 mg do tecido testicular. Com o método de microdissecção as chances aumentam para 70%, podendo chegar até 90%, além de a quantidade da amostra diminuir para 10 mg.

Os avanços surgidos nessa área, principalmente nos últimos três anos, possibilitam que um homem considerado, até então, absolutamente estéril venha gerar filhos. Em 40% dos casos de infertilidade, o problema está associado ao homem, atribuindo-se os outros 40% às mulheres e 20% a ambos.

"Nos casos de infertilidade masculina, 75% não apresentam causas aparentes, ou seja, são impossíveis de serem tratados dentro do testículo", diz o urologista Edson Borges. Segundo o especialista, não existe medicamento capaz de reverter um quadro de má formação de espermatozóides.

A técnica de maturação de células da espermatogênese vem apresentando excelentes resultados. Trata-se de uma intervenção cirúrgica no testículo, onde são coletados espermatozóides cujas células passam por um beneficiamento e, cultivados in vitro, tornam-se capazes de fertilizar óvulos.

Outro ponto a destacar é a perda da capacidade reprodutiva em 85% de pacientes que se submetem aos tratamentos de combate ao câncer, como quimioterapia ou radioterapia. "A opção, neste caso, é o prévio congelamento do sêmen", assinala o especialista.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários