Notícias de saúde

Carne e laticínios podem aumentar risco de câncer de próstata, diz estudo

13 de outubro de 2008 (Bibliomed). Comer carne e derivados do leite em excesso pode aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata, segundo estudo da Universidade de Oxford. De acordo com os autores, esses tipos de alimento aumentam os níveis de um hormônio chamado IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina-1), que regula o crescimento e a morte celular.

Avaliando os resultados de 12 estudos envolvendo um total de 9 mil homens, os pesquisadores descobriram que aqueles com níveis mais altos de IGF-1 no sangue tinham mais de 40% maior risco de desenvolver o câncer de próstata, comparados aqueles que apresentavam menores níveis do hormônio.

O líder do estudo, Andrew Roddam, destaca que ainda não se sabe até que ponto a dieta influencia nos níveis de IGF-1. Porém, esses níveis poderiam ser até 15% maiores em pessoas com uma alimentação rica em carnes e laticínios. “Agora, que sabemos que esse fator está associado à doença, podemos começar a examinar como a dieta e os fatores do estilo de vida podem afetar seus níveis, e se mudanças poderiam reduzir o risco de um homem”, explicou.

De acordo com os pesquisadores, níveis altos do hormônio, além de aumentar o risco da doença, podem ajudar na disseminação dos tumores. A pesquisa mostrou que as células alimentadas pelo IGF-1 crescem muito mais rapidamente.

Os especialistas ressaltam, porém, que mais pesquisas são necessárias antes de recomendar uma dieta capaz de ajudar a prevenir a doença. “Enquanto há fatores de risco estabelecidos associados ao câncer de próstata, como idade, histórico familiar e etnia, não há dados claros sobre fatores de risco modificáveis”, disse o médico Lesley Walker, do Cancer Research UK.

Fonte: BBC News. 07 de outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários