Notícias de saúde

Ingestão de leite poderia aumentar risco de de câncer de próstata

15 de julho de 2022 (Bibliomed). O câncer de próstata é o câncer não cutâneo mais comum em homens americanos. As ligações causais entre laticínios ou cálcio dietético e esse câncer são consideradas sugestivas, mas limitadas.

Um novo estudo teve como objetivo avaliar essas associações em uma grande coorte norte-americana, incluindo muitos sem (ou muito baixa) ingestão de laticínios e muito cálcio de fontes não lácteas.

Tratou-se de um estudo prospectivo de coorte de 28.737 homens adventistas do sétimo dia nos Estados Unidos e Canadá, dos quais 6.389 eram de etnia negra. A dieta foi medida pelo QFA, e 275 participantes do sexo masculino também forneceram recordatórios alimentares repetidos de 24 horas como um subestudo de calibração. Os cânceres incidentes foram encontrados principalmente por correspondência com registros de câncer.

Os resultados do estudo revelam que homens que consumiram cerca de 430 gramas de laticínios por dia (1 ¾ xícaras de leite) enfrentaram um risco 25% maior de câncer de próstata em comparação com homens que consumiram apenas 20,2 gramas de laticínios por dia (1/2 xícara de leite por semana). Além disso, os homens que consumiram cerca de 430 gramas de laticínios por dia enfrentaram um aumento ainda maior no risco quando comparados aos homens com zero ingestão de laticínios em suas dietas.

Foi ainda observado que os resultados tiveram variação mínima ao comparar a ingestão de leites integrais versus leites reduzidos ou desnatados; não houve associações importantes relatadas com queijo e iogurte.

O estudo concluiu que homens com maior ingestão de laticínios, mas não de cálcio não lácteo, tiveram um risco maior de câncer de próstata em comparação com homens com menor ingestão. As associações não foram lineares, sugerindo maiores aumentos no risco em doses relativamente baixas.

Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition. DOI: 10.1093/ajcn/nqac093.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários