Notícias de saúde

“90% das alergias alimentares na infância são causadas por oito alimentos”

12 de setembro de 2008 (Bibliomed). Uma revisão de estudos publicada na edição de outubro da revista especializada “Current Opinion in Pediatrics” indica que apenas oito alimentos são responsáveis por cerca de 90% dos casos de alergia alimentar: leite de vaca, ovos de galinha, soja, amendoim, nozes, trigo, peixes e mariscos.

A alergia alimentar é definida como uma reação imunológica anormal a proteínas alimentares, que causa reação clínica adversa. E, segundo os autores, “a alergia alimentar tem se tornado um problema de saúde muito grave não apenas para muitas crianças e pais, mas também para toda a comunidade médica”. Além disso, há um aumento dos custos econômicos e sociais relacionados à condição.

O objetivo do estudo foi realizar uma atualização do diagnóstico da alergia alimentar, visto que “um diagnóstico incorreto pode resultar em restrições alimentares desnecessárias, que, se prolongadas, podem afetar adversamente o status nutricional e o crescimento da criança”.

Os especialistas destacam a necessidade de uma atenção especial aos oito alimentos alergênicos e da avaliação da criança com suspeita de alergia alimentar incluindo detalhado histórico médico, exame físico, testes de triagem, e resposta à eliminação na dieta e a testes de provocação oral. Porém, segundo os autores, nenhum dos testes, sozinhos ou em combinação, é definitivo em diagnosticar ou excluir a alergia.

O principal no controle da doença é descobrir indícios do alimento que está causando o problema e simplesmente evitá-lo.

Fonte: Current Opinion in Pediatrics. Outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários