Notícias de saúde

Crianças com alergias alimentares tendem a sofrer bullying

17 de novembro de 2021 (Bibliomed). A vida já é desafiadora o suficiente para adolescentes e pré-adolescentes com alergia alimentar. Mas o bullying muitas vezes vem com o território, tornando a situação pior. Em um novo estudo com mais de 100 crianças com alergia alimentar, quase um terço disse ter sido submetido a alguma forma de bullying relacionado à alergia alimentar.

O estudo do Children's National Hospital, nos Estados Unidos, envolveu 121 crianças, com idades entre 9 e 15 anos, juntamente com seus cuidadores. As crianças eram alérgicas a pelo menos um dos oito alimentos comuns, incluindo amendoim, nozes, leite de vaca, ovos, trigo, soja, marisco e peixe.

De acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, as alergias alimentares ocorrem quando seu sistema imunológico reage exageradamente a uma proteína específica encontrada em um determinado alimento, mesmo quando o alimento é ingerido em quantidades muito pequenas. E embora as alergias alimentares possam se desenvolver mais tarde na vida, geralmente são diagnosticadas inicialmente durante a infância.

Os pesquisadores observaram que esse tipo de bullying é uma preocupação reconhecida, mas sua investigação foi projetada para obter mais informações sobre o escopo do problema. Por exemplo, uma das perguntas que os primeiros adolescentes responderam pedia um simples 'sim' ou 'não' em resposta à pergunta: 'Você já foi intimidado, provocado ou assediado por causa de sua alergia alimentar?'. Apenas 17% disseram que sim.

Mas, indo mais fundo, a equipe pediu às crianças que selecionassem se alguma coisa em uma lista de experiências já lhes havia acontecido. A lista incluía ter um alérgeno acenado para eles, ser ameaçado com um alérgeno ou ser excluído de uma atividade devido à sua alergia alimentar. Em resposta, quase um terço (31%) disse que, de fato, foi intimidado de uma forma ou de outra.

Entre aqueles que o fizeram, dois terços disseram que foram verbalmente assediados, provocados, ameaçados, intimidados ou criticados por causa de sua alergia. E pouco mais da metade das vítimas de bullying disseram que foram submetidas a insultos físicos. Alguns tiveram uma comida problemática atirada sobre eles, ou mesmo esconderam em sua refeição de propósito.

De acordo com os pesquisadores, apesar dos índices consideráveis de adolescentes que afirmaram já terem sofrido bullying por causa da alergia alimentar, poucos contam a outros, especialmente aos cuidadores, sobre isso, o que pode explicar porque tantos dos responsáveis disseram não ter ideia de que o bullying por alergia era um problema.

Fonte: Journal of Pediatric Psychology. DOI: 10.1093/jpepsy/jsab099.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários