Notícias de saúde

Demorar a oferecer ovo para bebês aumenta risco de alergia

03 de agosto de 2023 (Bibliomed). O ovo é um importante alérgeno alimentar na infância. Estudos recentes sugerem que a introdução precoce de alimentos alergênicos pode diminuir o risco de desenvolver alergia ao ovo. O impacto da introdução precoce de ovos na população em geral não é claro. Pesquisadores examinaram as associações entre a idade da introdução do ovo infantil e os resultados da alergia ao ovo na infância em uma população em geral.

A população do estudo consistiu em 1.217 recém-nascidos do Projeto Viva, uma coorte pré-natal longitudinal na área leste de Massachusetts, EUA. As mães relataram a idade da introdução do ovo infantil e a alergia infantil ao ovo usando questionários e a IgE específica para clara de ovo foi testada. Foram estimadas as associações entre a idade da introdução do ovo infantil e os resultados da alergia ao ovo.

Verificou-se que a alergia ao ovo aos 2 anos foi significativamente maior (8,0% vs. 1,4) em crianças que tiveram introdução tardia de ovo além da infância, em comparação com crianças que foram introduzidas ao ovo durante a infância. Aos 12 anos, o risco de alergia ao ovo permaneceu significativamente maior (3,9% vs. 1,1%) em crianças com introdução tardia de ovo em comparação com crianças introduzidas ao ovo durante a infância.

O estudo concluiu que os lactentes com introdução tardia de ovos após 12 meses tiveram risco aumentado de alergia a ovos na infância (2 anos) e a relação persistiu no início da adolescência (12 anos). Estes achados sugerem que a introdução de ovos antes dos 12 meses pode contribuir para a prevenção da alergia ao ovo.

Fonte: Journal of Paediatrics and Child Health. DOI: 10.1111/jpc.16234.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários