Notícias de saúde

Mudanças no estilo de vida podem prevenir derrames, indica estudo

10 de setembro de 2008 (Bibliomed). Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, confirma que uma combinação de fatores como a prática de atividades físicas, alimentação balanceada e controle do peso reduz as chances de desenvolver doenças crônicas e previne derrames. Segundo os especialistas, embora esses fatores sejam associados a um menor risco de doença cardíaca coronariana, diabetes e doença cardiovascular, pouco se sabe sobre os efeitos nos riscos derrame.

Os pesquisadores definiram como estilo de vida de baixo risco o fato de não fumar, ter um índice de massa corporal menor do que 25 (considerado peso normal), praticar pelo menos 30 minutos diários de atividade física moderada, ter um consumo modesto de álcool (5g a 30g por dia para o homem; e 5g a 15g para a mulher) e pontuação superior a 40% numa escala de dieta saudável.

Foram avaliados dados de mais de 43 mil homens e mais de 71 mil mulheres, e documentados 1559 derrames (853 isquêmicos e 278 hemorrágicos) entre as mulheres, e 994 (600 isquêmicos e 161 hemorrágicos) entre os homens.

As análises mostraram que as mulheres que apresentavam todos os cinco fatores de baixo risco tinham 21% do risco de derrame e 19% do risco de derrame isquêmico apresentado por aquelas que não tinham nenhum dos fatores. Entre os homens, os riscos relativos eram de 31% para derrame e de 20% para derrame isquêmico, comparados com aqueles que não apresentavam nenhum dos fatores para um estilo de vida saudável.

De acordo com os pesquisadores, entre as mulheres, 47% dos casos totais e 54% dos casos de derrame isquêmico estavam associados ao não envolvimento delas aos fatores de baixo risco. Enquanto, entre os homens, 35% do total de casos e 52% de derrame isquêmico poderiam ser prevenidos com um estilo de vida mais saudável.

Fonte: Circulation. 12 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários