Notícias de saúde
05 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Novas pesquisas mostram que crianças com pressão arterial elevada aos 7 anos de idade apresentavam um risco significativamente maior de morrer de doenças cardíacas por volta dos 55 anos.
O estudo acompanhou cerca de 38.000 crianças que participaram de um amplo estudo de saúde realizado em 12 locais nos EUA nas décadas de 1960 e 1970. A pressão arterial delas foi medida aos 7 anos de idade e os pesquisadores acompanharam sua sobrevivência e as causas de morte até 2016. A análise levou em consideração fatores demográficos e o índice de massa corporal, uma medida de gordura corporal baseada na altura e no peso. O objetivo: garantir que os resultados estivessem relacionados à pressão arterial em si, e não ao peso na infância.
Quando os participantes atingiram uma idade média de 54 anos, 2.837 haviam falecido. Destes, 504 óbitos foram atribuídos a doenças cardíacas. A análise revelou uma clara ligação entre pressão arterial elevada na infância e um risco aumentado de morte precoce por problemas cardíacos. O risco foi maior para crianças cuja pressão arterial estava entre os 10% mais altos para sua idade, sexo e altura. A pesquisa mostrou que tanto a pressão arterial elevada (120-129 por menos de 80) quanto a hipertensão (130 ou mais por 80 ou mais) foram associadas a um risco 40% a 50% maior de morte prematura por causas cardíacas na idade adulta.
Mesmo crianças com pressão arterial dentro da faixa normal, mas no limite superior, apresentaram um risco 13% a 18% maior de morte prematura por causas cardíacas, o que reforça a importância da intervenção e do rastreio precoces.
Uma análise separada de 150 pares de irmãos descobriu que crianças de 7 anos com pressão arterial mais alta apresentavam um risco semelhante de morte por causas cardíacas em comparação com seus irmãos com pressão arterial mais baixa. Os pesquisadores afirmaram que isso indica que o ambiente familiar compartilhado e a influência do ambiente na primeira infância não explicam completamente a relação entre a pressão arterial na infância e o risco de morte na idade adulta.
Fonte: American Heart Association Annual Meeting 2025.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias