Notícias de saúde

Droga Para Osteoporose Pode Aliviar Ansiedade

NOVA YORK (Reuters Health) - O raloxifeno, droga para tratar osteoporose, também pode oferecer o benefício inesperado no alívio da ansiedade em mulheres mais velhas, sugerem descobertas de um novo estudo.

Entre cerca de 400 mulheres que receberam raloxifeno, reposição de estrogênio ou placebo (pílula inativa) por um ano, metade daquelas que tomaram raloxifeno teve reduzidos seus níveis de ansiedade, de acordo com suas respostas a questionários sobre qualidade de vida.

O raloxifeno ajuda a prevenir a perda óssea em mulheres, contrabalanceando a queda repentina nos níveis de estrogênio que acompanha a menopausa. A descoberta de que a droga pode ajudar a controlar a ansiedade foi uma surpresa, afirmou Ronald Strickler, do Hospital Henry Ford, em Michigan.

Strickler e sua equipe relatam os resultados de seu estudo na edição de setembro de Obstetrics & Gynecology.

Estudos têm demonstrado que a terapia de reposição de estrogênio, que também é utilizada para prevenir a osteoporose, alivia as ondas de calor e a depressão e melhora o humor e a memória.

Strickler disse, no entanto, que os estudos foram realizados com mulheres para quem esses problemas eram tão perturbadores que elas procuraram tratamento. Ele afirmou que as mulheres participantes de seu estudo "consideravam que estavam bem" quando iniciaram os testes.

Em outras palavras, elas não tinham noção de que sofriam de sintomas psicológicos e emocionais até completarem os questionários do estudo.

As mulheres relataram seus sintomas no início do estudo e a cada três meses ao longo do ano.

Nos três grupos não ocorreram mudanças nos sintomas de depressão, problemas de sono, atividade sexual, problemas de memória ou sentimentos como baixa estima em relação ao físico, fazendo com que a pessoa se sinta pouco atraente.

Mulheres que receberam estrogênio observaram diminuição das ondas de calor, enquanto que problemas relacionados à menstruação, como cólicas, pioraram.

O raloxifeno não aliviou as ondas de calor, entretanto, metade das mulheres tomando a droga afirmaram que a ansiedade foi diminuída. Já um terço das mulheres recebendo estrogênio ou placebo disse que seus níveis de ansiedade melhoraram ou permaneceram os mesmos.

"O raloxifeno parece ter uma propriedade única de aliviar a ansiedade", disse Strickler.

Ele acrescentou, no entanto, que isso não significa que a droga é uma alternativa preferível à reposição de estrogênio. "Isso só destacou a diferença entre as duas drogas", explicou Strickler.

Pesquisadores do laboratório Eli Lilly, fabricante do raloxifeno, foram co-autores do estudo. A droga, com o nome Evista, também é vendida no Brasil.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários