Notícias de saúde

Fentanil faz a pessoa parar de respirar antes de perder a consciência

28 de outubro de 2022 (Bibliomed). O fentanil é um opioide sintético que pode ser utilizado como complementar à sedação e aliviar a dor intensa após cirurgias. Contudo, ele está causando um aumento nas mortes por overdose de drogas, causando paradas respiratórias.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores realizaram testes de eletroencefalograma (EEG) em 25 pacientes submetidos a operações com duração de 2 horas ou mais. Os testes de EEG revelaram que o fentanil começa a prejudicar a respiração cerca de 4 minutos antes de haver qualquer alteração no estado de alerta e em concentrações 1.700 vezes menores do que outras drogas sedativas.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados explicam o motivo de o fentanil é tão mortal: ele interrompe a respiração das pessoas antes mesmo de perceberem. Em outras palavras: a pessoa para de respirar antes de perder a consciência.

Os autores ressaltam que nenhuma quantidade de fentanil é segura fora de um ambiente clínico, e como a droga provavelmente continuará sendo um grande risco entre os usuários de drogas ilícitas, há necessidade de maior disponibilidade de unidades de observação ou supervisão médica, o antídoto de overdose naloxona e outras ferramentas para reduzir o risco de morte entre pessoas com transtorno por uso de substâncias.

Fonte: PNAS Nexus. DOI: 10.1093/pnasnexus/pgac158.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários