Notícias de saúde

Especialistas questionam triagem de câncer de próstata para maiores de 75 anos

06 de agosto de 2008 (Bibliomed). Homens com 75 anos ou mais não deveriam fazer triagem para câncer de próstata, de acordo com as novas recomendações do grupo U.S. Preventive Services Task Force. Segundo os especialistas, há evidências de que a triagem nessa faixa etária oferece poucos benefícios para a saúde e pode levar a danos físicos e psicológicos nesses pacientes.

As recomendações também incluem a de que os mais jovens deveriam discutir, com o médico, benefícios e problemas dos testes de antígeno específico da próstata (PSA) – exame de sangue que mede uma substância relacionada a alterações na próstata – antes de se submeter aos testes.

A triagem do câncer de próstata é feita frequentemente usando o teste de PSA e o exame de toque retal. O primeiro tem mais probabilidade de detectar a doença, mas o câncer encontrado pelo exame pode levar mais de 10 anos para começar a afetar a saúde. Como a expectativa de vida de homens americanos com 75 anos de idade é de cerca de 10 anos, o grupo acredita que os testes não beneficiariam essa faixa etária.

Da mesma forma, homens mais jovens com problemas crônicos e expectativa de vida menor de 10 anos não se beneficiariam da triagem porque seriam mais propensos a morrer por outras causas. “Nós encorajamos homens com menos de 75 anos a discutir com seu médico os potenciais, mas incertos, benefícios e os possíveis problemas de fazer o teste de PSA, antes de decidirem serem triados”, escreveram os autores, esta semana, no “Annals of Internal Medicine”.

Eles destacaram que, além da possível ausência de benefícios reais, haveria problemas associados com a triagem, que incluem biópsias, tratamentos desnecessários e resultados falso-positivos, que aumentam a ansiedade dos pacientes.

O grupo é o primeiro a definir uma idade específica limite para o exame ser descontinuado por causa de possível ineficiência e problemas. Os resultados de dois estudos clínicos atuais poderão ajudar a desvendar os potenciais benefícios da triagem.

Fonte: Agency for Healthcare Research and Quality. 31 de julho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários