Notícias de saúde

Diminuição no número de exames aumenta casos de câncer de próstata avançado

08 de novembro de 2022 (Bibliomed). Um grande novo estudo com veteranos do exército dos Estados Unidos sugere que, quando as taxas de rastreamento do câncer de próstata diminuem, o número de homens diagnosticados com câncer avançado aumenta.

Os pesquisadores descobriram que em 128 centros de saúde de veteranos dos EUA, a taxa de rastreamento de PSA para câncer de próstata diminuiu entre 2008 e 2019 – um período em que as diretrizes recomendaram contra o rastreamento de rotina. E nos anos seguintes, o estudo descobriu, surgiu uma tendência: centros de AV com taxas mais altas de rastreamento de PSA tiveram menos casos de câncer de próstata metastático, enquanto mais casos foram diagnosticados em centros com taxas de rastreamento mais baixas.

O câncer de próstata é muito comum: cerca de 1 em cada 8 homens será diagnosticado com a doença durante a vida, de acordo com a American Cancer Society. Mas o câncer geralmente cresce lentamente e pode nunca progredir a ponto de ameaçar a vida de um homem: cerca de 1 em cada 41 homens realmente morre da doença.

É por isso que a triagem de rotina - com exames de sangue que medem uma proteína chamada PSA - tem sido controversa. A principal preocupação é que muitas vezes pode detectar pequenos tumores que nunca se tornariam prejudiciais - levando a um "tratamento excessivo" que expõe os homens aos riscos de efeitos colaterais, como incontinência e disfunção erétil.

O estudo mostrou que, entre 2005 e 2019, as taxas de triagem de PSA dos centros de VA caíram de cerca de 47% para 37% – o que significa a proporção de homens com 40 anos ou mais que foram selecionados naquele ano. Enquanto isso, as taxas de câncer de próstata metastático aumentaram de aproximadamente 5 por 100.000 homens em 2005, para quase 8 por 100.000 em 2019. Comparando os centros de saúde, os pesquisadores descobriram que aqueles que mantiveram taxas de rastreamento mais altas tiveram menos casos de câncer avançado: para cada aumento de 10% na taxa de triagem, a incidência de câncer metastático caiu 9%.

De acordo com os pesquisadores, a magnitude do aumento dos cânceres metastáticos não parece ser explicada apenas pela mudança no rastreamento do PSA, mas ainda não está claro quais podem ser as outras explicações. Para os autores, as novas descobertas são outra evidência de que a triagem diminui as chances de ser diagnosticado com câncer metastático, mas isso ainda precisa ser equilibrado com as desvantagens da triagem para qualquer homem.

Fonte: merican Society for Radiation Oncology Annual Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários