Notícias de saúde

Zumbido no ouvido prejudica o sono

28 de dezembro de 2007 (Bibliomed). O tinitus é uma espécie de zumbido vivenciado por algumas pessoas. Consiste na sensação de barulho percebida dentro do ouvido, na ausência de uma fonte externa de sons. Pode estar relacionado ao excesso de cera auricular, infecções no canal auditivo, estresse, uso de medicamentos que afetem as estruturas internas do ouvido, exposição contínua a ruídos, dentre outras causas.

Distúrbios do sono são comuns em indivíduos que apresentam tinitus, conforme assinalam pesquisadores alemães da University of Regensburg. Por sua vez, ainda não se sabe se os transtornos do sono são decorrentes de uma reação à percepção acústica anormal.

Os transtornos do sono associam-se a piora significativa na qualidade de vida, além de agravarem os sintomas de pacientes portadores de tinitus. A pesquisa avaliou a relação entre um dos mais comuns transtornos do sono, a insônia, e a sensação de zumbido no ouvido. Foram incluídos na análise treze indivíduos hospitalizados, que possuíam sintomas coexistentes de insônia e tinitus, bem como outras treze pessoas, portadoras de transtorno de sono apenas.

Os resultados divulgados revelaram não haver diferenças na estrutura psicológica, em ambos os grupos de participantes. Observou-se que a qualidade do sono é pior dentre os doentes com tinitus, em comparação àqueles que possuem apenas insônia.

Os autores concluem que a coexistência de ambas as enfermidades, exige instituição de terapêutica apropriada, a fim de melhorar a qualidade do sono e promover a remissão do zumbido auricular.

Fonte: Prog Brain Res. 2007; 166: 227 – 233.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários