Notícias de saúde

Zumbido é uma resposta a danos no nervo auditivo não detectado em testes auditivos

01 de março de 2024 (Bibliomed). Pessoas com zumbido persistente nos ouvidos sofrem de perda do nervo auditivo que não é detectada em testes auditivos padrão, descobriu um novo estudo Eaton-Peabody Laboratories, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu 294 pessoas com idades entre 18 e 72 anos, das quais 29 portadores de zumbido crônico formaram o grupo de teste com um grupo de controle de 265 pessoas sem zumbido.

O grupo com zumbido, a grande maioria do sexo masculino, relatou história de concussão e sintomas de ansiedade e/ou depressão com mais frequência do que os controles. Todos, exceto um, do grupo de teste "crônico" ouviram ruído em ambos os ouvidos.

Os portadores de zumbido crônico relataram achar mais difícil ouvir em ambientes ruidosos do que o grupo controle, apesar da quantidade e amplitude da exposição ao ruído relatada por ambos os grupos serem iguais.

Isto está de acordo com outros estudos, mas os autores afirmaram que a sua fiabilidade era limitada devido à subjetividade e à dependência de os participantes recordarem com precisão o número e a repetitividade dos episódios de exposição.

O próximo objetivo dos cientistas é aproveitar o trabalho recente com uma classe de medicamentos chamados neurotrofinas como uma forma possível de regenerar os nervos auditivos.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-023-46741-5.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários