Notícias de saúde

Viver perto do tráfego intenso pode aumentar as chances de zumbido no ouvido

28 de julho de 2023 (Bibliomed). As pessoas que vivem perto do barulho do trânsito, especialmente quando ele continua à noite, são mais propensas a desenvolver sons repetitivos de assobio ou zumbido em seus ouvidos, conhecidos como zumbido.

Pesquisadores dinamarqueses descobriram uma ligação entre o risco de desenvolver a doença e o ruído do tráfego, com um ciclo vicioso de reações de estresse e distúrbios do sono como uma causa potencial.

Realizado no Instituto Mærsk Mc-Kinney-Møller, na Dinamarca, o estudo usou dados de 3,5 milhões de dinamarqueses, encontrando mais de 40.000 casos de zumbido. Para cada 10 decibéis a mais de ruído nas casas das pessoas, o risco de desenvolver zumbido aumenta em 6%.

Segundo os autores, morar perto de uma estrada movimentada pode aumentar o estresse e afetar o sono, explicaram eles, e aqueles que dormem mal e têm mais estresse podem estar em maior risco de zumbido.

Os pesquisadores sugeriram alguns esforços de prevenção para reduzir o ruído nas residências. Uma pessoa pode optar por dormir em um quarto que não dê para a rua ou instalar janelas com isolamento acústico. Eles admitem que essa não é uma opção para todos, já que envolve um investimento financeiro que nem todos podem pagar, então, o ruído do tráfego deve ser considerado um risco à saúde levado em consideração durante o planejamento urbano e as decisões políticas.

Fonte: Environmental Health Perspectives. DOI: 10.1289/EHP11248.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários