Notícias de saúde

De onde vem o gosto amargo do café?

24 de setembro de 2007 (Bibliomed). O café é uma bebida utilizada há séculos e apresenta propriedades estimulantes devido a sua riqueza em cafeína, a qual também é incriminada por alguns efeitos adversos da bebida, como o desencadeamento de crises de enxaqueca e episódios de azia.

As pessoas habituadas a ingerir café na refeição matinal costumam adoçá-lo, a fim de evitar seu gosto amargo, conforme assinala uma informação publicada na ScienceNOW, em Agosto de 2007. O relato esclarece que pesquisas recentes isolaram duas substâncias que poderiam ser responsáveis pelo gosto apresentado pela bebida pura. Conforme revelado na conferência anual da American Chemical Society, os elementos químicos incriminados no amargor do café seriam gerados no processo de torragem dos grãos.

Uma xícara de café é constituída pela mistura de mais trinta compostos químicos, responsáveis pelo sabor, aroma e acidez da bebida. As duas substâncias implicados na produção do gosto amargo do café foram descobertas por investigadores alemães, da University of Munich. Os pesquisadores identificaram que durante o processo de torragem dos grãos, desencadeiam-se uma série de reações químicas, que culminam no surgimento dos elementos responsáveis pelo gosto amargo da bebida fervida.

Fonte: ScienceNOW Daily News 2007 (21 August).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários