Notícias de saúde

Café poderia ter um efeito protetor contra a esclerose múltipla

9 de março de 2015 (Bibliomed). Pessoas que bebem várias xícaras de café por dia poderiam ter uma diminuição no risco de desenvolvimento da esclerose múltipla (EM), sugere um novo estudo. De acordo com a National Multiple Sclerosis Society, pelo menos 2,3 milhões de pessoas no mundo têm a EM. É mais comum em mulheres do que noshomens, e, normalmente, surge entre os 20 e 50 anos de idade.

O estudo, de 5.600 adultos suecos e norte-americanos, verificou que aqueles que bebiam 4-6 xícaras de café por dia tinham cerca de um terço menos chances de desenvolver a esclerose múltipla (EM), em comparação com as pessoas que não bebem café. Os resultados vêm de dois grupos de estudo distintos: um grupo sueco, que incluiu mais de 1.600 adultos com esclerose múltipla e cerca de 2.800 sem a doença, e um grupo norte-americano de 584 pacientes com EM e 581 indivíduos livres da doença.

No grupo dos Estados Unidos, as pessoas que bebiam regularmente pelo menos quatro xícaras de café por dia tiveram uma probabilidade um terço menor de ter EM, contra pessoas que evitaram café. No grupo sueco, as pessoas que bebiam seis ou mais xícaras de café por dia tinham um risco de um terço menos de desenvolver a doença. A xícara de café sueca é menor do que a versão dos EUA, de modo que os resultados são consistentes.

Os pesquisadores salientaram que os resultados não provam que o café combata a EM - uma doença na qual o sistema imunológico ataca erroneamente a bainha protetora ao redor das fibras nervosas do cérebro e coluna vertebral. Os sintomas podem incluir fraqueza muscular, dormências, problemas de visão e dificuldade de equilíbrio e coordenação.

O estudo foi apresentado no congresso da Academia Americana de Neurologia, em Washington, DC.

Fonte: Feb. 26, 2015, news release, American Academy of Neurology.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários