Notícias de saúde

Realidade virtual é novo método para o tratamento dos medos

10 de julho de 2007 (Bibliomed). A fobia faz parte do grupo dos transtornos de ansiedade. Trata-se de uma sensação de medo, associada a sintomas ansiosos. O medo pode ser direcionado para determinados objetos, como por exemplo, aranhas (aracnofobia), altura, animais, etc.

O tratamento dos distúrbios fóbicos consiste na introdução de medicamentos, normalmente ansiolíticos e/ou antidepressivos, além de terapias comportamentais e cognitivas, nas quais o indivíduo é paulatinamente exposto àquilo que teme. Um exemplo desse tipo de terapia seria a subida gradual em uma escada, para aqueles que têm medo de altura.

O Journal of Anxiety Disorders, no início deste ano, publicou uma nova modalidade de tratamento da fobia: a considerada terapia virtual. O artigo é o resultado de um trabalho feito por pesquisadores, da Universidade do Estado da Geórgia, EUA.

A realidade virtual como uma terapia consiste na introdução de estímulos artificiais, como se fossem reais.Várias pesquisas já foram publicadas sobre seu emprego, no tratamento de distúrbios ansiosos. Entretanto, muitos achados são inconclusivos ou mesmo confusos. O objetivo dos pesquisadores, portanto, era averiguar se a sensação de a ansiedade apareceria durante a experiência de realidade virtual.

Os pesquisadores observaram que a presença do fator estimulante é um contribuinte para a ocorrência de ansiedade durante as sessões de realidade virtual, mas não foi confirmatório se esse fato realmente é importante para o sucesso da nova terapia. Mais estudos deverão ser realizados, para a avaliação dos resultados.

Fonte: Journal of Anxiety Disorders 2007; 21 (5): 742 – 751

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários