Notícias de saúde

Realidade virtual usada para tratamento de fobias

20 de Outubro de 2003 (Bibliomed). O uso regular de jogos de vídeo com simulações em computador é um método efetivo de tratar os medos das pessoas, usando um estilo de terapia que expõe os pacientes ao que os assusta em um ambiente controlado - isso é o que revela um estudo novo publicado na última sexta-feira na revista CyberPsychology and Behavior.

Os investigadores verificaram que os jogos para PC que permitem que os usuários construam e mudem ambientes do jogo, usados como simuladores de realidade virtual, são tão eficazes no tratamento das fobias quanto o uso de máquinas de simulação dedicadas que podem custar até quatro vezes mais.

A tática de tratamento utilizada envolve submeter os pacientes portadores de fobias a uma terapia de exposição, onde eles passam gradualmente cada vez mais tempo em colocações que os assustam - este é um esforço reduzir a resposta do medo. Assim, os pesquisadores usaram um ambiente virtual com aranhas, para tratar pessoas com aracnofobia; outro com simulação de grandes altitudes, para tratar pacientes com acrofobia; e outro com espaços apertados, para tratar pessoas com claustrofobia.

O estudo foi conduzido por uma equipe da Universidade de Quebec, de Quebec, Canadá.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários