Notícias de saúde

Avaliação dos efeitos da cafeína na microcirculação e no edema de coxas e quadril

25 de junho de 2007 (Bibliomed). A Lipodistrofia ginóide, também conhecida como celulite, é uma condição causada por inúmeros fatores, sendo bastante comum e afetando milhões de mulheres em todo o mundo. As alterações vasculares parecem desempenhar um importante papel no surgimento do quadro da celulite.

Diante desta questão, foi publicado um estudo na revista medica Journal of Cosmetic Dermatology em seu número de junho de 2007. No estudo, a eficácia de um medicamento anticelulite composto principalmente por solução de cafeína a 7% foi avaliada segundo parâmetros microcirculatórios (por método não-invasivo chamado imagem espectral por polarização ortogonal) e clínicos.

Após um mês de tratamento com o medicamento, as pacientes apresentaram redução significativa da circunferência da coxa em mais de 80% dos casos e redução da circunferência do quadril em 67,7%. Tabaco, álcool e atividade física regular não tiveram relação consistente com a redução da circunferência. Os parâmetros microcirculatórios não alteraram significativamente.

Portanto, segundo o estudo, a nova droga à base de cafeína gerou melhoras clínicas para celulite, mas não alterou a microcirculação. Novos estudos serão necessários para se avaliar a aplicação prática da descoberta.

Fonte: Journal of Cosmetic Dermatology, Volume 6, Number 2, June 2007, Pages 102-107.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários