Notícias de saúde

Esteroide pode aliviar dor da osteoartrite do quadril

11 de maio de 2022 (Bibliomed). Uma injeção de esteroide pode ajudar a aliviar significativamente a dor em pessoas com osteoartrite do quadril do que outras opções, incluindo exercícios, perda de peso e drogas opioides, por até quatro meses, mostrou estudo da Keele University, na Inglaterra. A osteoartrite é uma doença articular degenerativa causada por uma ruptura da cartilagem articular e do osso subjacente, uma condição que pode causar dor incapacitante, além de dificuldade para andar.

No estudo, os pesquisadores avaliaram os níveis de dor em 199 adultos ingleses com osteoartrite do quadril. Todos os pacientes receberam orientação sobre abordagens de exercícios para aliviar a dor e os benefícios da perda de peso, que as diretrizes atuais na Inglaterra descrevem como "melhor atendimento" para a condição. Além disso, 66 dos participantes receberam uma injeção guiada por ultrassom do esteroide triancinolona com um anestésico local, administrado diretamente no quadril, enquanto 66 receberam apenas o anestésico local. Os participantes não foram informados sobre qual injeção receberam.

Aos seis meses, 58% dos participantes que receberam triancinolona disseram estar satisfeitos com seus cuidados e tratamento em comparação com 34% daqueles que receberam exercícios e educação para perda de peso. Embora dois terços daqueles tratados com a injeção de esteroides tenham dito que não estavam limitados em suas atividades normais devido à dor no quadril, apenas 45% daqueles que foram aconselhados sobre exercícios e perda de peso o fizeram.

Os pacientes que receberam uma única injeção do corticosteroide triancinolona, ??administrado diretamente no quadril, com um anestésico local, tiveram uma melhora de 1,4 ponto, em média, em uma escala de classificação de dor de zero a 10 pontos. Os pacientes relataram essa melhora nas avaliações de acompanhamento duas semanas, dois meses e quatro meses após receberem suas injeções. Além disso, 67% dos participantes do estudo que receberam o esteroide injetável disseram que não estavam limitados em suas atividades normais do dia-a-dia por causa da dor no quadril.

Os efeitos colaterais relatados após o tratamento com esteroides geralmente foram leves ou moderados e se resolveram por conta própria. No entanto, um paciente tratado com o esteroide que anteriormente havia sido submetido à cirurgia de substituição da válvula cardíaca com um dispositivo bioprotético desenvolveu uma infecção na superfície interna do coração e morreu quatro meses depois.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2021-068446.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários