Notícias de saúde

Meias de compressão até a coxas são mais eficazes na prevenção de trombose venosa profunda que meias até o joelho

23 de novembro de 2010 (Bibliomed). Meias de compressão graduada são amplamente utilizadas na profilaxia de trombose venosa profunda (TVP). Embora as meias elásticas com altura até abaixo do joelho sejam usadas mais frequentemente do que as meias do comprimento da coxa, não há evidência confiável que indique que elas sejam tão eficazes quanto as meias do comprimento da coxa. 

Um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine comparou a eficácia das meias do comprimento da coxa com a de meias abaixo do joelho para prevenção de TVP proximal em pacientes internados por acidente vascular cerebral (AVC) e imobilizados. 3.114 pacientes participaram do estudo. 1.552 doentes receberam meias do comprimento da coxa e 1.562 doentes receberam meias abaixo do joelho enquanto estavam internados. TVP sintomática ou assintomática nas veias poplítea ou femoral ocorreu em 98 pacientes (6,3%) que receberam meias do comprimento da coxa e 138 (8,8%) que receberam meias abaixo do joelho meias (diferença absoluta de 2,5 pontos percentuais IC 95% 0,7 a 4,4 pontos percentuais, P = 0,008). 75% dos pacientes nos dois grupos usaram as meias por 30 dias ou até terem alta, morrerem, ou recuperarem a mobilidade.

Os autores concluíram que TVP proximal ocorre mais frequentemente em pacientes com AVC que usam meias abaixo do joelho do que naqueles que usam meias do comprimento da coxa. 

Fonte: Annals of Internal Medicine, Volume 153, Number 9, 2010, Pages 553-562

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários