Notícias de saúde

Mamografia após os 40 anos diminui a mortalidade por câncer de mama

26 de dezembro de 2006 (Bibliomed). A eficácia da utilização da mamografia, para a realização de screening de tumores de mama, já foi demonstrada anteriormente nas mulheres com mais 50 anos. A eficácia de tal abordagem, entretanto, não está tão clara em mulheres mais jovens. Uma análise de todos os estudos prévios demonstrou uma redução de 15% na mortalidade, em mulheres entre 40 e 49 anos de idade, convidadas a participar de screening mamário. Entretanto, este achado poderia ser parcialmente relacionado ao screening efetuado após os 50 anos de idade. O estudo Age foi desenhado para analisar a influencia sobre a mortalidade, ao se realizarem mamografias anuais, em mulheres a partir dos 40 anos de idade. A nova pesquisa foi publicada na revista The Lancet.

No estudo, 160.921 mulheres, com idades entre 39 e 41 anos, foram designadas de maneira aleatória, na proporção de 1:2, para participarem de um grupo intervencionista de mamografia anual, até a idade de 48 anos, ou então para um grupo de controle médico habitual. A pesquisa foi realizada em 23 serviços de mastologia da Inglaterra, País de Gales, e Escócia. A análise primária foi baseada no princípio de intenção-de-tratar e os índices de mortalidade foram comparados nos dois grupos, após dez anos de acompanhamento.

Nos resultados encontrados, após um acompanhamento médio de 10,7 anos, ocorreu uma redução na mortalidade por câncer de mama no grupo de intervenção, tanto em termos relativos como absolutos, que não atingiu, porém, uma diferença estatisticamente significativa.

Na interpretação dos investigadores, embora a redução da mortalidade por câncer de mama deste estudo não tenha sido significativa, ela é equivalente a resultados de outros estudos, que usaram a mamografia em igual faixa de idade.

Fonte: The Lancet 2006; 368:2053-2060.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários