Notícias de saúde

Câncer de mama aumentou em mulheres mais jovens dos EUA

04 de março de 2021 (Bibliomed). Após mais de duas décadas de declínio, as taxas de mortalidade por câncer de mama estão aumentando em mulheres norte-americanas com menos de 40 anos, é o que mostra estudo realizado por pesquisadores da University of Colorado School of Medicine, nos Estados Unidos.

Usando dados do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos EUA para examinar as taxas de mortalidade por câncer de mama em subgrupos de 10 anos, os pesquisadores usaram dados variando entre 2010 e 2017, que mostraram que as taxas de mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 79 anos caíram entre 1,2% e 2,2%, dependendo da idade. Enquanto isso, as taxas aumentaram para mulheres mais jovens, o aumento de 0,5% ao ano para mulheres entre 20 e 39 anos de idade não foi considerado estatisticamente significativo, mas, segundo os pesquisadores, deve ser considerado preocupante.

Os pesquisadores projetaram que a taxa de mortalidade entre as mulheres mais jovens aumentaria significativamente nos próximos dois a três anos. Eles atribuíram a mudança na taxa de mortalidade a um aumento nos cânceres que se espalharam além da mama, também conhecido como câncer metastático ou "disseminado à distância".

Desde 2000, as taxas de câncer de mama disseminado à distância aumentaram mais de 4% ao ano em mulheres de 20 a 39 anos. Isso foi muito maior do que para mulheres com mais de 40 anos.

No geral, as taxas de mortalidade por câncer de mama caíram 40% entre 1989 e 2017, de acordo com o estudo. Os pesquisadores atribuíram esse declínio a um melhor tratamento e maior uso de mamografias de rastreamento.

Embora o rastreamento seja oferecido a mulheres com 40 anos ou mais para a detecção precoce do câncer de mama, não é feito para mulheres com menos de 40 anos, a menos que sejam sabidamente de alto risco.

O câncer de mama é a segunda causa mais comum de mortes por câncer em mulheres nos Estados Unidos. O câncer de mama mais invasivo ocorre em mulheres com 40 anos ou mais, mas 4% a 5% dos casos acontecem em mulheres mais jovens, de acordo com os autores do estudo.

Fonte: Radiology. DOI: 10.1148/radiol.2021203476.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários