Notícias de saúde

Mamografia reduz mortalidade por câncer de mama

29 de junho de 2011 (Bibliomed). Estudo publicado na revista especializada Radiology mostra que exames de mamografia ajudam na redução das taxas de mortalidade por câncer de mama. Segundo Stephen W. Duffy, pesquisador da University of London, “a triagem mamográfica confere uma redução substancial relativa e absoluta no risco de mortalidade por câncer em longo prazo". De acordo com os pesquisadores, para cada 1.000 a 1.500 mamografias, uma morte por câncer de mama é impedida.

O estudo envolveu 133.065 mulheres divididas em dois grupos, um que recebeu um convite para triagem e outro que recebeu os cuidados habituais. Os resultados mostraram que houve 30% menos mortes por câncer de mama entre as mulheres do grupo que passava pela triagem e realizavam o exame. A fase de triagem durou cerca de sete anos, e a idade das participantes variava entre 40 e 74 anos.

Os resultados desse estudo revelam que a mamografia feita regularmente traz benefícios para saúde pública, e por isso deve ser estimulada. "Infelizmente, não podemos saber ao certo quem vai e quem não vai desenvolver o câncer de mama", diz Duffy. "Mas se a mulher passar por um regime de triagem recomendado e for diagnosticada com câncer de mama em fase precoce, as chances de ele ser tratado com sucesso são muito boas".

Fonte: EurekAlert!,  28 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários