Notícias de saúde

Ataque de pânico produz dor no peito

08 de dezembro de 2006 (Bibliomed). A dor torácica é um sintoma comum nos ataques de pânico, mas pouco se sabe sobre a relação observada em mulheres mais velhas, entre os ataques de pânico, dor torácica, e a isquemia cardíaca na vida diária. Muitas destas mulheres, na ocorrência de um ataque de pânico, têm queixas freqüentes de dor torácica.

Em um novo estudo, publicado na revista Psychosomatic Medicine , investigadores do Massachusetts General Hospital, de Boston, Massachusetts, e de outras instituições, realizaram uma pesquisa com 3063 mulheres saudáveis, em fase de pós-menopausa. As participantes, com idades entre 50 e 79 anos, completaram um questionário sobre a ocorrência de ataques de pânico nos 6 meses prévios, e foram submetidas a gravação de 24 horas dos batimentos cardíacos, através do eletrocardiograma ambulatorial Holter.

Nos resultados, não se observou diferença na taxa global de episódios de isquemia cardíaca, entre mulheres com e sem ataques de pânico. Os investigadores concluíram que as mulheres na fase de pós-menopausa, com uma história recente de ataques de pânico, podem apresentar uma relação entre estes ataques, com um risco cardiovascular aumentado.

Fonte: Psychosomatic Medicine 68:824-832 (2006).

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários